Metrô de Milão
Com suas 4 linhas (e uma quinta em construção), 111 estações e 94,5 quilômetros de vias, o metrô de Milão é o maior da Itália.
O metrô de Milão é um dos mais recentes da Europa, já que, embora tenha sido planejado no início do século XX, só começou a ser construído em 1957 e foi inaugurado em 1964.
Linhas
As cinco linhas de metrô de Milão estão numeradas e têm cores diferentes:
- Linha M1 (vermelha): Essa linha é interessante especialmente se você viaja a negócios e quer ir à Feira de Milão. Passa pelo Duomo e San Babila.
- Linha M2 (verde): Passa pela Estação Central.
- Linha M3 (amarela): Provavelmente a linha mais interessante. Faz paradas no Duomo, na rua Montenapoleone (zona comercial mais importante de Milão) e na Estação Central.
- Linha 5 (lilás): É uma linha que se integra com os trens regionais. Para no Estádio de San Siro e na estação de Garibaldi.
Temos que dizer que, exceto se você estiver hospedado longe do centro, o mais provável é que você não precise pegar o metrô para nada, exceto para ir ao hotel.
Onde comprar as passagens?
As passagens do metrô de Milão podem ser adquiridas nas paradas de metrô e bancas.
Se você vai precisar usar o transporte público de forma habitual, o recomendado seria comprar várias passagens de forma antecipada ou adquirir um abono.
Horário e frequência
O metrô de Milão abre todos os dias, das 6:00 às 00:30 horas. Nos dias 25 de dezembro e 1º de maio, o horário é das 7:00 às 19:30 horas.
A frequência das linhas de metrô nas principais estações oscila entre os 2 e os 4 minutos em função da hora e da época do ano. Nas estações mais afastadas (últimas paradas da linha M2), a frequência pode chegar aos 30 minutos).
Tarifas
Você pode ver todos os tipos de passagens de Milão e encontrar alguns descontos aqui: Passagens e abonos de transporte em Milão.